sábado, 12 de fevereiro de 2011

Visita de estudo a lisboa do 11ºAno

No passado dia 3 de Fevereiro de 2011, as turmas A e B do 11º ano, da Escola Secundária de Alcains realizaram uma visita de estudo a Lisboa. A visita consistia, na parte da manhã, em fazer uma breve passagem pela baixa de Lisboa, juntamente com a leitura de excertos da obra de Eça de Queiroz, Os Maias, passando por locais retratados nesta mesma obra, no âmbito da disciplina de Português. Na parte da tarde, visitou-se o Museu das Telecomunicações e a Casa do Futuro, no âmbito da disciplina de Física e Química.
O que para qualquer aluno seria uma quinta-feira normal de aulas, para este grupo de estudantes revelou-se um dia bastante diferente do habitual. No museu das comunicações, foram abordados temas anteriormente estudados, como a evolução das comunicações, desde a descoberta do fogo, dos primeiros gritos ou gestos, até aos mais sofisticados meios de comunicação, como é o caso dos telemóveis, Internet, etc. Foi uma viagem pelo passado, presente e mesmo pelo futuro.

A visita foi recepcionada por um autocarro em frente da Escola Secundária de Alcains, de onde, às 8h.15, partiu, rumo a Lisboa. Os alunos chegaram ao Bairro Alto por volta das 11h., onde iniciaram o percurso queirosiano.
Primeiro, foram em direcção à Praça Luís de Camões, aí fizeram uma pausa para ler um excerto da obra de Eça de Queiroz. Em seguida, dirigiram-se até junto do café: A Brasileira, onde se encontra uma estátua do poeta português Fernando Pessoa.
Posteriormente, desceram o Chiado em direcção ao Rossio, almoçaram e exploraram as ruas da baixa lisboeta.

Depois de almoço, os alunos conheceram o Museu das Telecomunicações. Foram guiados aos seus antepassados, “revivendo” o desafio que era comunicar com alguém através de mensagens codificadas, bem como fazer chamadas em que a telefonista poderia ouvir tudo aquilo que fosse dito. Já na Casa do Futuro (Casa Inclusa), imaginaram um provir em que tudo se tornará muito simples, sem dificuldades, sem esforço, uma casa onde a tecnologia é realçada e onde tudo é possível com um simples toque.
No regresso a casa, era visível o contentamento dos alunos e dos professores que os acompanharam. Cumpridos todos os objectivos da visita, foi tempo de um pouco de descanso. Os alunos desfrutaram do convívio e puderam fazer compras no Campera, chegando a Alcains por volta das 21H45m.

Sem comentários:

Enviar um comentário