quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Parlamento dos Jovens

Apresentamos aqui o programa da sessão distrital do Parlamento dos Jovens - Básico -, que decorrerá em Penamacor no dia 28 de Fevereiro, no auditório do Antigo Quartel de Penamacor. Representarão a escola os alunos Diogo Moreno e José Marques do 9º A e José Leonardo do 6º C.
 
AGENDA DE TRABALHOS
10:00 Horas – Cerimónia de Abertura
- Sr. Presidente da Câmara Municipal de Penamacor
- Sra. Governadora Civil do Distrito de Castelo Branco
- Sr. Deputado da Assembleia da República
- Sra. Directora Regional de Educação do Centro
- Sr. Director Regional do Centro do Instituto Português da Juventude
- Sra. Directora do Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches

10:10 Horas – Período de antes da ordem do dia
Presidente
: Sr. Deputado da Assembleia da República Secretários: Representante da Coordenação da Assembleia da República; Representante da Direcção Regional de Educação. Perguntas ao Deputado da AR – Após uma breve apresentação sobre o funcionamento do Parlamento e doutros órgãos do poder político, o Presidente, abre o período de inscrições para que um deputado por Escola possa apresentar uma pergunta; poderá responder a cada uma, ou a grupos de perguntas, como preferir e aceitar perguntas adicionais, se houver tempo disponível. Esta fase não deve exceder, em princípio, uma hora.
11:00 Horas – Pausa

11:15 Horas – Debate e aprovação do Projecto de Recomendação do círculo eleitoral
-Apresentação dos projectos
– O Presidente dá a palavra aos representantes de cada Escola a fim de defenderem e explicarem as medidas constantes dos seus Projectos de Recomendação. - Debate na generalidade – Esclarecimento dos conteúdos das propostas de cada Escola, para que de seguida os deputados votem o projecto que, globalmente reúne as melhores condições para servir de base ao Projecto de Recomendação do Circulo. - Votação na generalidade – O Presidente submete cada Projecto a uma votação com o objectivo de apurar qual o que os deputados preferem para servir de base ao debate na especialidade que vai ser feito, a seguir. - Debate e votação na especialidade – Discussão de cada medida do projecto-base, podendo ser introduzidas alterações, para que o Projecto de Recomendação do circulo não ultrapasse 4 medidas. - Redacção final do Projecto do círculo eleitoral

13:30 Horas – Almoço

15:00 Horas – Retoma dos trabalhos
- Eleição dos Deputados à Sessão Nacional do Parlamento dos
Jovens 2010/2011
– Será distribuído um boletim de voto a todos os deputados, sendo que cada voto é uma opção individual, que deve basear-se na avaliação que cada um faz sobre o desempenho dos colegas que representam cada Escola. - Eleição dos membros da Mesa e do Porta-Voz para a Sessão Nacional – Podem candidatar-se a membros da Mesa ou a Porta-Voz para a Sessão Nacional os Deputados eleitos para nesta participarem. O Presidente explica as funções dos membros da Mesa e as do Porta-Voz, regista as respectivas candidaturas, dando a palavra a cada um dos candidatos para as defenderem. Cada deputado inscreve, num boletim branco o nome do candidato da sua preferência, sendo o resultado, seguidamente, anunciado pelo Presidente.
17:15 Horas – Votação da proposta de um tema para o ano 2011/2012.

17:30 Horas – Encerramento da Sessão
O Presidente recomenda aos deputados eleitos uma especial atenção às informações que a AR divulgará sobre a organização da Sessão Nacional, designadamente, sobre a organização das Comissões e dá por encerrada a Sessão.

Sem comentários:

Enviar um comentário