sábado, 12 de fevereiro de 2011

Visita de estudo ao Museu da Electricidade



Realizou-se no passado dia 27 de Janeiro uma visita de estudo ao Museu da Electricidade, onde participaram as Turmas dos Cursos Profissionais de Gestão de Equipamentos Informáticos e de Informática de Gestão e do CEF de Instalação e Reparação de Computadores, acompanhados pelos Professores José Francisco Marques, Sandra Gonçalves, Anabela Reis, Marta Belo e Lucinda Minhós.

Situado na margem do rio Tejo, na zona de Belém, o Museu de Electricidade ocupa o edifício da Central Tejo, que forneceu a cidade de Lisboa de energia eléctrica desde inícios do século XX.

A visita guiada a este museu proporcionou a Alunos e Professores uma oportunidade de “reviverem” o funcionamento desta antiga central termoeléctrica, que tinha como protagonista no seu funcionamento o carvão, que chegava até aqui em fragatas pelo rio Tejo, e era transportado em cestos na cabeça de homens e mulheres: os “alcochetanos”.


O Museu da Electricidade aborda esta força laboral, bem como todas as técnicas e saberes da central, albergando na exposição permanente todo o conjunto de equipamentos que faziam parte da instalação da antiga unidade de produção, bem como diversos temas relacionados com a energia no seu geral.


Num ambiente de interactividade, onde o património industrial de outros tempos encontra as explicações científicas que hoje se manifestam em diferentes roupagens e sistemas tecnológicos, a visita ao Museu da Electricidade proporcionou ainda actividades pedagógicas de grande interesse, nas quais os alunos participaram de forma muita activa e com enorme entusiasmo.
Profª Sandra Gonçalves

Sem comentários:

Enviar um comentário