quinta-feira, 27 de março de 2014

Dia da Consciencialização para o Autismo - 2 de abril

Com o propósito de assinalar a data, criada pela Organização das Nações Unidas em 18 de dezembro de 2007, o Departamento de Educação Especial está a preparar atividades no sentido de sensibilizar toda a população escolar para esta problemática.   

O Autismo é um termo utilizado para descrever um grupo complexo de distúrbios do desenvolvimento global das funções cerebrais – perturbação do espectro do autismo-  que, geralmente, se manifesta nos primeiros anos de vida e impede a pessoa de organizar e compreender a informação que é transmitida pelos sentidos. Envolve uma série de perturbações do desenvolvimento que, manifestando-se em cada pessoa de formas e intensidades diversas, resultam em défices ao nível da interação social (estabelecer relacionamentos), da comunicação verbal e não verbal, comportamento (em responder apropriadamente ao ambiente - segundo as normas que regulam essas respostas). Apresentam interesses e atividades limitados e dificuldades ao nível da imaginação/capacidade simbólica.
Não são conhecidas as causas do autismo, mas estudos clínicos apontam para uma incidência de 4/5 pessoas por cada 10.000 habitantes (Wikipédia), com maior ocorrência nos rapazes. A experiência tem demonstrado que a deteção precoce, uma intervenção terapêutica especializada e a consciencialização cada vez maior para a problemática permitem diminuir os prejuizos pessoais, melhorar a qualidade de vida dos seus portadores e promover a sua inclusão. 
Assim, convidamos toda a população escolar a participar nesta atividade intitulada “Um intervalo diferente”, no dia 2 de abril, no intervalo das 10 horas, na escola sede, para assinalar connosco este dia onde a música e a diversão não vão faltar, porque somos todos iguais na diferença, mas todos iguais.
O Departamento de Educação Especial

Este será o folheto de sensibilização para esta temática a distribuir neste dia e que nos foi gentilmente cedido pela mãe do Diogo (http://omeudiogo.blogspot.pt/), Drª Daniela Santos. Muito obrigada Daniela.



Sem comentários:

Enviar um comentário