sexta-feira, 28 de março de 2014

Visita de Estudo às Grutas de Mira de Aire e Batalha


Dia 27 de fevereiro os alunos do 5º ano da Escola Básica e Secundária de Alcains e do 5º e 6º anos da Escola Básica de São Vicente da Beira, foram em visita de estudo às Grutas de Mira de Aire, Centro de interpretação da Batalha de Aljubarrota e Mosteiro da Batalha, no âmbito das disciplinas de História e Geografia de Portugal, de Ciências da Natureza e Língua Portuguesa.

Os alunos começaram por explorar as Grutas de Mira de Aire, inauguradas em 1974, com mais de 11km, dos quais só 600 metros podem ser visitados turisticamente. A visita foi guiada, tendo sido informados que continuam a ser explorados outros túneis. Foram apontadas as formações rochosas, estalactites e estalagmites, os locais de acesso dos primeiros exploradores das grutas, os vários percursos do rio ao longo de milhares de anos.

De tarde procedeu-se à visita ao Centro de interpretação da Batalha de Aljubarrota, que permitiu aumentar o conhecimento dos alunos sobre o período da Revolução de 1383-1385 em Portugal, que levou o Mestre de Avis ao trono de Portugal com a ajuda do Condestável D. Nuno Álvares Pereira. O ponto alto foi a projeção do filme onde se faz a recriação da Batalha de Aljubarrota, em dois cenários, na tela com o desenrolar de toda a batalha e num livro, com a descrição de um cronista. A visita finalizou-se com a visita ao exterior do Mosteiro da Batalha, em estilo gótico. Não foi possível visitar o interior por se encontrar em obras.

Uma visita a repetir.

Marta Dias e Tatiana Roque
6ºA SVB


Sem comentários:

Enviar um comentário