sábado, 5 de março de 2011

À descoberta das Rotas da Matemática – Visita de estudo à FMH

As turmas do 10º e do 12º Ano (A e B) nossa escola realizaram no passado dia 17 de Fevereiro uma visita de estudo à Faculdade de Motricidade Humana. Esta actividade, prevista no Plano anual de Actividades, permitiu a interdisciplinaridade entre os grupos de Matemática, Biologia e Educação Física.


No período da manhã, os alunos tiveram oportunidade de visitar as instalações da Faculdade de Motricidade Humana e, à tarde, participaram nas actividades práticas e palestras previstas para esse dia e subordinadas ao tema “À descoberta das Rotas da Matemática da Universidade Técnica de Lisboa". A sessão de abertura ocorreu com três palestras:

  • “Será que a Matemática pode ajudar os atletas a saltarem mais alto e a correrem mais rápido?”, (Prof. Pedro Mil Homens, FMH-UTL);“A moeda de troca da nutrição e da obesidade”, (Prof. Pedro Teixeira, FMH-UTL);
  • “Como pesar a vaca”. (Prof.ª Isabel Neto, FMV-UTL);
Realizaram-se a seguir algumas actividades práticas, nomeadamente o Laboratório do Som (Curso de Ergonomia), onde se pode constatar, por exemplo, a aplicação das funções logarítmicas no estudo das ondas sonoras, e o Laboratório de Biomecânica, onde se percebeu a interligação entre Matemática, Física e Biologia. Os alunos da turma C do 10º Ano, Curso Tecnológico de Desporto, tiveram ainda a oportunidade de visitar em pormenor as instalações do complexo desportivo do Jamor, nomeadamente o Centro de Estágio de Alto Rendimento. No final, os alunos tiveram oportunidade de responder a um inquérito de satisfação, disponibilizado pelos docentes organizadores desta visita de estudo.

Unanimemente os alunos consideraram a visita de muito proveitosa, revelaram ter aprendido melhor a importância da Matemática e a sua interligação com as várias outras Ciências, bem como a sua aplicabilidade em inúmeras situações do quotidiano. Realçaram também como muito positivo o facto de ficarem a conhecer melhor as instalações da Faculdade de  Motricidade Humana e os seus centros de aprendizagem e prática das mais variadas
actividades desportivas.

Os Professores Responsáveis: Rosalina Santos, Paulo Santos, Manuela Beirão, Nuno Marques e Isabel Vieira.

Sem comentários:

Enviar um comentário