quarta-feira, 2 de maio de 2012

A EB1 e o JI da Póvoa de Rio de Moinhos visitaram Vila Viçosa

No passado dia 18 de abril, os alunos da nossa escola (EB1 da Póvoa de Rio de Moinhos), juntamente com os meninos do Jardim de Infância desta aldeia, foram visitar Vila Viçosa. Partimos de autocarro bem cedinho, com algum sono, mas muito entusiasmados! Quando chegámos a Vila Viçosa fomos visitar o Paço Ducal. Ficámos todos de “boca aberta” porque o palácio é enorme! Lá dentro havia imenso para ver: joias, quadros, estátuas, armaduras, pergaminhos, móveis, tachos e panelas, louças, ementas da ápoca, carpetes, etc. Neste palácio viveram, durante vários séculos, muitos reis e rainhas da família dos Duques de Bragança. Visitámos muitas salas, os quartos dos reis (ficámos a saber que o rei e a rainha dormiam em quatros separados e os bebés príncipes e princesas não dormiam junto das suas mães, mas sim junto das amas), o escritório e a biblioteca do rei e a cozinha (com mais de 700 utensílios e onde trabalhavam cerca 36 criados…).

De seguida fomos conhecer o Museu dos Coches! Observámos imensas carruagens diferentes, todas muito luxuosas e valiosas. Algumas até já tinham casa de banho, luz própria e outras até eram descapotáveis! Almoçámos junto ao castelo de Vila Viçosa e, já de barriguinha cheia, fomos visitá-lo. Dentro do castelo havia imenso para ver: Igreja de Nossa Senhora da Conceição e o Museu da Caça. Neste museu, adorámos ver: peles de vários animais, armas, vários animais embalsamados, troféus de caça, etc.

Foi um dia diferente! Aprendemos muitas coisas relacionadas com alguns dos reis de Portugal! Tinham mesmo “vida de rei” cheias de luxo, riqueza e mordomias! Muito ficou por conhecer em Vila Viçosa, mas esperamos voltar!

Fazer visitas de estudo é o máximo! 

Os alunos da EB1 de Póvoa de Rio de Moinhos

Sem comentários:

Enviar um comentário