quarta-feira, 2 de maio de 2012

Visita de estudo aos Dias Abertos da UBI

Nos passados dias 7 e 8 de Março foram realizados “Os Dias da UBI”, na Universidade da Beira Interior. A universidade conta já com quinze edições desta atividade, nos quais são apresentadas exposições e conferências, bem como várias experiências nos laboratórios entre outras tecnologias, num conjunto de iniciativas interativas. A turma do 12º ano, juntamente com as turmas dos cursos profissionais da Escola Secundária de Alcains esteve em contacto, não só com a universidade em si e as suas instalações, mas também com os alunos universitários.

Esta iniciativa destina-se aos alunos de diferentes graus de ensino, em especial aos alunos do secundário, na medida em que dá a conhecer às diversas comunidades escolares o ambiente universitário, para além de que esta visita pode ser, futuramente, útil e decisiva. Deste modo, a visita ocorreu em diferentes polos da Universidade da Beira Interior, onde os alunos puderam ficar a conhecer um pouco dos diferentes cursos superiores das mais variadas áreas.
A visita teve início na Faculdade de Engenharia, onde os alunos, numa visita guiada por professores ou responsáveis pela área em questão, visitaram os laboratórios e ficaram a conhecer melhor o que cada curso pode oferecer aos próximos alunos, na área das engenharias (por exemplo, o curso de Engenharia Civil). Em seguida assistiram a algumas exposições relacionadas com as ciências e matemática e, por fim, os alunos dirigiram-se à Faculdade de Ciências da Saúde. Juntamente com alunos do curso de Medicina, que deram a conhecer o espaço onde estudam, os laboratórios onde realizam as mais diversas atividades e também a sua experiência no ensino superior, os nossos alunos ficaram a conhecer melhor, tanto o curso de Medicina, como o de Ciências Farmacêuticas.

Através das impressões dos alunos após a visita à Universidade, foi possível concluir que esta visita foi uma mais-valia à vida de cada um e espera-se que lhes seja útil na escolha do curso superior que quererão seguir. 

Professora Anabela Ponte Reis

Sem comentários:

Enviar um comentário