segunda-feira, 28 de maio de 2012

Quinta-feira há concerto no nosso Agrupamento

Já no próximo dia 31 de maio, o nosso Agrupamento irá receber alguns alunos da Escola Profissional de Artes da Beira Interior (EPABI), da Covilhã. 

O grupo de Educação Musical está a organizar um espetáculo de música de câmara e nele será possível ouvir um quinteto de sopros de metal, um duo de guitarras e um quarteto de cordas friccionadas, tudo interpretado por jovens aspirantes a músicos profissionais. 

Contamos consigo para encher o nosso novo auditório e desfrutar de um agradável serão musical.

sábado, 26 de maio de 2012

Tenerife continua a surpreender...

Rumo a Tenerife 2
CEIP –Granadilla de Abona
Colegio Educacion Infantil e primario
427 alunos, 30 Professores/Maestros
Todos nos aguardavam numa receçao fantabulastica. E começou “la movida”!

Rumo a Tenerife 3
Passeio ao Teide com muitos vomitos e mareados.
Primeiro, o Centro Alto Rendimento de Desporto e depois subida ao Teide.
A paisagem era fenomenalmente vulcanica e muito diferente.
Mais abaixo, entre pinheiros, aprendemos o “Salto do Pastor”…e descobrimos alguns verdadeiros Guanches entre os nossos meninos.
Após esta experiência saltitante transformamo-nos em verdadeiros gigantes e passeamos pelo Pueblo Chico, uma verdareira miniatura do arquipélago Canário.

Rumo a Tenerife 4
Uma verdadeira festa foi aquilo a que assistimos no CEIP de Granadilla de Abona…
Começamos por uma maratona de 4Km  onde a vista para o mar nos tirava todo o cansaço e calor. Depois de um pequeno almoço reforçado, com bananas,…novamente, assistimos a um sarau preparado especialmente para o Comenius com o envolvimento de toda a escola e comunidade educativa. Fizemos uma brilhante atuação juntamente com os outros países. Foi um estrondo! Para nos refrescarmos continuamos o dia junto à Praia, onde aprendemos a jogar a “Bola canária” e demos um bons e  refrescantes mergulhos…

Até à próxima…já com saudades!!!!


Professor Artur Marcos

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Sabores coloridos

A ideia surgiu logo no início do ano. O refeitório dos alunos 1º Ciclo e Pré-escolar estava despido depois das obras de recuperação: Vamos intervir na decoração e na identificação dos espaços, para que se torne mais apelativo e inspirador o momento das refeições! Estávamos então na semana da alimentação, nada mais oportuno que recorrer aos alimentos saudáveis e aos azulejos como suporte decorativo e tradicional português.

O trabalho decorreu assim metódica e regularmente com os alunos do 1º Ciclo e com a orientação da Educadora Zélia, ao longo do ano letivo. O entusiasmo despontava nas caras dos garotos quando era a sua vez do dia das pinturas, e lá iam em pequenos grupos à biblioteca do 1ºCiclo onde laborava o atelier.




Educadora Zélia Duarte

Ambulância e jipe dos bombeiros no Jardim de Infância de Tinalhas

No dia 21 de Maio, tivemos uma visita! Querem saber quem foi? Foram os bombeiros de São Vicente da Beira, que nos vieram mostrar uma ambulância e um jipe dos bombeiros. E nós andamos lá dentro!
Na ambulância, vimos uma caixa azul que tinha lá muitas ligaduras, soro, uns aparelhos para medir “a saúde” das pessoas que tiveram um acidente e muitas outras coisas. O Guilherme, fez de conta que caiu e os bombeiros socorreram-no. Puseram-lhe um colar no pescoço, umas “coisas” azuis perto dos ouvidos para ele não mexer a cabeça, depois foi uma maca para a ambulância e a sirene fez “ nim- no nim”…mas, era tudo faz de conta!...
No carro dos bombeiros vimos mangueiras, machados e pás muito grandes e um reservatório com água. O bombeiro Hugo pôs uma máscara, o capacete, os óculos, as luvas e estava pronto para apagar o incêndio, mas não foi preciso…porque era tudo a fingir!


Jardim de Infância de Tinalhas
Educadora Helena Barata

Visita de estudo ao Porto, a uma unidade fabril: “Intraplás”

Nos dias 10 e 11 de Maio de 2012, a turma do 12ºAno e Profissional de Gestão e Equipamentos Informáticos 2 deslocaram-se à cidade do Porto, no âmbito da disciplina de Química, para realizar uma visita de estudo à fábrica Intraplás, com o intuito de vivenciar a integração do processo produtivo (extrusão, termoformação e impressão) de laminados e embalagens plásticas para a Indústria Alimentar e para Componentes, a partir de polímeros (plásticos).
O plástico está, nas suas mais diversas formas, presente no dia-a-dia de cada um de nós e, na maioria das vezes, nem damos conta da sua importância nos mais ínfimos aspetos da vida humana. O Plástico é indissociável do estilo de vida moderno, e este extraordinário material conseguiu, ao longo dos últimos 150 anos, mudar radicalmente a sociedade em que vivemos, contribuindo para o aumento do nível de vida e bem-estar geral: se pensarmos nos avanços tecnológicos, na medicina cirúrgica, ou mesmo na Internet, é fácil concluir que nada disso seria possível sem o Plástico...

A prova cabal de que o material do Século XXI é o Plástico está à frente dos nossos olhos, bastando para tal contar quantos dos objectos que nos rodeiam neste preciso momento são de plástico... Existem, hoje em dia, mais de 1000 plásticos diferentes, usados para os mais diversos fins.
A experiência e know how adquiridos ao longo de mais de 40 anos de atividade, a par de uma permanente actualização e inovação tecnológica dotaram a Intraplás de competências diferenciadoras, que se traduzem numa destacada liderança no mercado nacional e numa forte presença nos competitivos mercados internacionais.
Em síntese, e tendo por base a opinião geral dos alunos que participaram na atividade, as expectativas foram superadas, tendo sido bastante positivo e enriquecedor. 



Professora Anabela Ponte Reis

quarta-feira, 23 de maio de 2012

A voz é importante para todos

No passado dia 17 de maio realizou-se a segunda sessão da ação de sensibilização “Cuidados a ter com a voz: aspetos práticos”. Nesta sessão participaram duas professoras da Educação Especial, um professor de Matemática, uma educadora e duas assistentes operacionais. Um grupo heterogéneo que espelha bem a importância da voz na vida de todos nós. Conhecer os principais cuidados a ter com a voz é um aspeto extramente importante a que devemos continuar a dar especial atenção através da realização de atividades do género.


A Terapeuta da Fala
Joana Pinheiro 

Exposição de Pintura

No âmbito da unidade de trabalho “Arte na Escola”, os alunos das turmas do 6ºano de escolaridade, sob a orientação das professoras de Educação Visual e Tecnológica, pintaram com a técnica do acrílico telas com reproduções de obras artísticas de pintores de arte moderna e contemporânea, como Pablo Picasso, Kandinsky, Piet de Mondrian, Paul Klee, Henri Matisse, Alexander Calder, Joan Miró e José de Guimarães. Convidamos a comunidade educativa a admirar as nossas “obras” de pintura, na exposição que irá decorrer de 30 de maio a 8 de junho na sede do agrupamento. Venha fazer-nos uma visita! Vai ver que vai gostar.






Daniel Nunes, 6º D

Desporto Escolar: Futsal Juvenis Masculinos

Realizou-se no dia 21 de Março de 2012 a Fase Distrital de Futsal do Desporto Escolar no escalão de Juvenis Masculinos. Esta fase foi realizada no nosso Agrupamento e teve como organização o grupo de educação física e a colaboração do Curso Tecnológico de Desporto.

Participaram nesta fase, o Agrupamento de Escolas de Oleiros, Escola Secundária Quinta das Palmeiras, Agrupamento José Sanches de Alcains e Escola Secundária Frei Heitor Pinto. A equipa do Agrupamento José Sanches de Alcains, jogou o primeiro jogo desta competição distrital com a Escola Secundária Frei Heitor Pinto, num jogo muito disputado e onde a vitória coube à equipa da casa.

Na final encontrou a equipa de A.E de Oleiros, que depois de muita emoção e suor, saiu derrotada, ficando assim em segundo lugar no quadro competitivo.

Classificação final
Agrupamento de Escolas de Oleiros
2º Agrupamento José Sanches de Alcains
3º Escola Secundária Frei Heitor Pinto
4º Escola Secundária Quinta das Palmeiras

Participaram neste encontro os seguintes alunos: João Domingos, João Lemos, Marco Pereira, Roberto Santos, João Beirão, Félix Gregório, Rafael campos, Miguel Godinho, Guilhaume Barata, Rafael Duarte e Bruno Rodrigues.

 
O grupo de Educação Física 

Acrobática na semana do Comenius

Realizou-se no dia 03 de Maio de 20012 e no âmbito da semana do Comenius, apresentações  de Ginástica Acrobática (Trio Misto: João Beirão/ Melissa Filipe/ Francisca Reis) e Ginástica de Grupo , apresentada por toda a turma do 11.º B. Aqui ficam algumas fotos dos momentos mais clamorosos. Haverá mais apresentações na IV Semana do Agrupamento.





A professora responsável: Manuela Beirão

Passeio Avós e Netos

No dia 16 de maio, realizámos o passeio dos avós e netos a Santa Apolónia. Saímos da escola a pé, acompanhados pelos nossos professores, avós, pais e assistentes operacionais. Lá, brincámos muito, fizemos jogos variados e muito interessantes, orientados pelos alunos crescidos da escola sede do nosso Agrupamento.

A seguir aos jogos lanchámos uma merenda saudável, composta de muita fruta, de vegetais e de sumos naturais. Este ano houve o concurso da cesta mais saudável e o júri gostou de muitas delas, pois estavam com muita criatividade. Finalmente, regressamos à escola cansados, mas muito felizes. À tarde, estivémos com os colegas do 1º C, para fazermos o texto da visita, a partir de uma planificação, que fizémos em conjunto.

Os alunos do 2º A

Experiência: Germinação de sementes

Na 2ª feira dia 14 de Maio, as crianças de 3 anos do Jardim de Infância de Alcains, sala da educadora Arminda, semearam feijões castanhos e brancos. Também semearam abóboras e feijões pequeninos. Puseram ao sol e regaram todos os dias. Esperámos 6 dias e hoje 2ª feira, dia 21 de Maio tivemos uma surpresa, os feijões estavam todos germinados. Os feijões brancos que eram pequenos, cresceram muito mais do que os castanhos que eram maiores. Foi muito giro ver as sementes a crescer um bocadinho todos os dias!




Educadora Arminda Coelho

Participação de alunos do agrupamento no Concurso Nacional de Leitura

Como já vem acontecendo desde há vários anos, o Agrupamento de Escolas José Sanches participou na fase distrital do Concurso Nacional de Leitura, destinado a alunos do 3.º Ciclo e do Ensino Secundário. Depois de apurados, em janeiro, os representantes a nível de escola, teve lugar a eliminatória distrital, organizada este ano pela Biblioteca Municipal José Batista Martins, em Vila Velha de Ródão. A sessão teve lugar no passado dia 20 de abril e nela participaram as alunas Catarina Lopes Dias, do 7.º A, Rute Matos, do 8.º D, Ilda Folgado, do 9.º A (participantes do 3.º Ciclo) e Joana Mesquita, do 10.º B (participante do Ensino Secundário). A prova constou de duas partes: uma primeira parte escrita e uma segunda parte oral, na qual só participaram os alunos que obtiveram as pontuações mais elevadas da parte escrita.
As representantes de Alcains tiveram bons resultados na parte escrita, mas não foram os suficientes para serem chamadas para o concurso oral. Foi uma tarde animada e bem passada. Os alunos tiveram direito a um lanche oferecido pela organização, receberam várias lembranças e puderam assistir à fase oral do concurso, dinamizada pelo apresentador José Nuno Martins e com a presença da escritora Hélia Correia, autora da obra Lillias Fraser, que foi o livro lido pelos participantes do Ensino Secundário. Os participantes do 3.º Ciclo leram Os filhos de Montepó de António Mota e Ricardo, o Radical de Maria Teresa Maia González. Na prova nacional, que terá lugar em Lisboa no dia 29 de maio, o distrito estará representado por um aluno de cada nível de ensino. A final será posteriormente emitida pela RTP.
RM

Continua a “Hora do conto” no Jardim de Infância de Alcains

Ao longo do terceiro período, a BE continuou a dinamizar mensalmente a iniciativa “Hora do conto”, destinada às crianças da Educação Pré-Escolar. Nesta reta final do ano, os dinamizadores habituais, A educadora Zélia Duarte e o professor Rui Mateus, contaram com colaborações preciosas.

Em abril, a terapeuta da fala Joana Pinheiro veio dar uma ajuda especial para a narração da história “Falar com as mãos”, de Manuela Batista. Com esta história, as crianças descobriram que nem todos nós utilizamos a mesma forma de comunicação e ficaram a conhecer a língua gestual, da qual aprenderam algumas palavras.

Em maio, a colaboração foi oferecida pela aluna Maria Inês do 5.º A, que foi contar aos mais pequenos a “Fábula do leão e do rato” a partir do texto em braille, que foi apresentado às crianças juntamente com a projeção de sombras chinesas.
Em junho ocorrerá a última sessão deste ano letivo e, pela adesão das crianças às sessões já efetuadas, esta é uma iniciativa em que tem valido a pena apostar.


RM

Visita da Dr.ª Teresa Calçada à BE da escola-sede

No passado dia 11 de abril, a Dr.ª Teresa Calçada, coordenadora do Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares do Ministério da Educação, veio conhecer a nossa BE. Enquanto responsável pelas bibliotecas escolares do país, a Dr.ª Teresa Calçada faz questão de conhecer in loco as bibliotecas e de verificar, sobretudo nas que – como a nossa – foram objeto de obras de ampliação e melhoria, como ficou o espaço e como está organizado o serviço. A Dr.ª Teresa teve oportunidade de visitar as instalações, de conhecer as pessoas que trabalham na BE e de conhecer, pela voz da diretora do agrupamento e do professor bibliotecário, as principais atividades dinamizadas pelo serviço, bem como os constrangimentos que ainda se colocam no seu funcionamento. Foi uma visita rápida, mas muito útil, sobretudo pela profícua troca de impressões que permitiu e pela abertura de horizontes que é proporcionada numa conversa sobre bibliotecas com uma pessoa que tão bem e há tanto tempo nelas trabalha.

Basta ler este pequeno esboço do percurso profissional da Dr.ª Teresa Calçada nesta área para se perceber porquê… A Dr.ª Teresa Calçada foi técnica do Instituto Português do Livro de 1982 a 2007, onde integrou o grupo de trabalho que definiu as bases da política nacional da leitura pública, com vista à criação da Rede de Bibliotecas Municipais. Foi vice-presidente do Instituto da Biblioteca Nacional e do Livro, até 1996, e membro do grupo de trabalho que em 1996 definiu as bases e os princípios orientadores do Programa Rede de Bibliotecas Escolares. É coordenadora do Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares, do Ministério da Educação, desde 1996. É ainda comissária adjunta do Plano Nacional de Leitura. O currículo fala por si…
RM

Exposição no dia mundial para a diversidade cultural

O dia 21 de maio, dia mundial para a diversidade cultural para o diálogo e para o desenvolvimento, foi lembrado na nossa escola através da exposição de cartazes realizados pelos alunos das turmas do oitavo ano da nossa escola. Cada uma das turmas, através do tema que lhe coube, procurou demonstrar que o mundo é constituído por diversidade, uma grande variedade de características em função de vários fatores, nomeadamente as características de clima, relevo, condições económicas, entre outras.

Estes trabalhos e exposição resultam da interdisciplinaridade entre as professoras das disciplinas de geografia e educação visual do oitavo ano e encontram-se incluídos nos respetivos projetos curriculares de turma. Através deles pretendemos também ajudar os alunos a alargar os seus horizontes e a serem mais tolerantes e respeitadores para com os outros.


As docentes Maria do Carmo Machado, Lucinda Araújo, Carla Candeias e Graça Lopes

Visita de estudo ao Museu da Electricidade e Instituto de Meteorologia em Lisboa

No dia 15 de Maio realizou-se uma visita de estudo para as turmas do 9º ano e para o 10º ano do curso profissional de turismo ao museu da electricidade e ao instituto de meteorologia em Lisboa. A mesma, foi organizada pelas professoras de físico-química e de geografia daqueles anos. Esteve enquadrada nos conteúdos da unidade a “Corrente eléctrica e electromagnetismo” e “Mudança Global” em físico química e no subtema “Climas e Formações vegetais” e tema “Ambiente e sociedade” em geografia. Estes conteúdos foram leccionados de forma interdisciplinar. Motivar os alunos para o estudo dos conteúdos programáticos, desenvolver nos alunos o espírito crítico e de investigação, promover a interdisciplinaridade, atitudes de iniciativa, autonomia e criatividade, estabelecer a relação entre os saberes teóricos adquiridos e a sua aplicação prática, contextualizar e consolidar a perspectiva CTS  (Ciência-Tecnologia-Sociedade), consolidar conhecimentos adquiridos, foram alguns dos objetivos das docentes que pensam ter sido atingidos uma vez que as avaliações que os alunos realizaram foram bastante positivas.



As docentes, Carla Marques, Maria do Carmo Machado e Lucinda Araújo

Concurso “Descobre a cidade”

À semelhança do ano letivo anterior, o grupo de geografia, organizou e promoveu o concurso “descobre a cidade” destinado a todos os alunos do 5º ano ao 12º ano de escolaridade. Todos os meses as docentes mudaram o cartaz que se encontrava na biblioteca e recolheram as propostas dos alunos. Durante a semana do agrupamento será divulgado o vencedor do concurso, isto é, aquele que acertou um maior número de cidades do mundo, bem como, os participantes que obtiveram os segundo e terceiro lugares.

As docentes, Maria do Carmo Machado e Lucinda Araújo

Campeonato Mundial On-line do SuperTmatik – Cálculo Mental

De 26 de abril a 10 de maio de 2012, realizou-se o Campeonato Mundial Escolar do SuperTmatik- Cálculo Mental, via on-line, tendo participado pelo nosso Agrupamento 18 alunos, 2 por cada nível escolar, do 1º ao 9º anos. Cada aluno teve 3 tentativas para responder a 15 expressões numéricas no menor tempo possível, sendo valorizado apenas o melhor tempo. Nesta competição participaram cerca de 212 000 alunos de 52 nacionalidades, não podendo deixar de realçar as prestações dos alunos: Laura Sofia Faia Fernandes, do 3º ano, que conquistou o 22º lugar, Guilherme Carvalho Simões, do 4º ano, obteve o 34º lugar e finalmente, o aluno Fábio Manuel Baltazar Torres, também do 4º ano, que obteve o 40º lugar a nível internacional. Na tabela abaixo pode-se consultar a classificação final de todos os participantes do nosso Agrupamento.

A “Eudactica” proporciona esta atividade, que é dinamizada pelos professores do Grupo Disciplinar de Matemática dos 2º e 3º ciclos e pelos professores do 1º ciclo das escolas envolvidas. Entre outros objetivos pretende-se fomentar o interesse pela prática do cálculo mental. 
Finalmente, gostaria de realçar a atitude e o entusiasmo manifestados pelos alunos, bem como, agradecer o apoio prestado por todos os professores envolvidos.



O prof. Francisco Simões

terça-feira, 22 de maio de 2012

Notícias de bichinhos

Somos os meninos do Jardim de Infância de Alcains e andamos na sala n.º1 e queremos fazer esta notícia para o Jornal do nosso Agrupamento, porque nós já sabemos muitas coisas sobre jornais e outros meios de comunicação. Pelo 25 de Abril falámos dos cravos da Liberdade e dos cravos no bordado de Castelo Branco. Aprendemos que se faz com linhas de seda e em pano de linho.

Depois a nossa educadora Cesaltina trouxe-nos bichinhos da seda para nós vermos o seu crescimento, a formação dos casulos e a transformação em borboletas. Nós gostámos muito. Primeiro demos-lhes folhas de amoreira fresquinhas e bem verdinhas, e eles cresceram, cresceram. Agora temos 4 casulos amarelos e de forma oval. Todos os dias registamos o tempo que passa para sabermos quantos dias é que demoram a aparecerem as borboletas. E estamos muito ansiosos por vermos como é que elas vão ser.


Os meninos da sala 1 e a sua educadora

Dia Internacional dos Museus – 18 de Maio de 2012

No âmbito da comemoração do dia Internacional dos Museus, as crianças do Jardim de Infância de Alcains deslocaram-se ao museu de Artes e Ofícios, onde puderam observar alguns dos ofícios que se desenvolviam antigamente, bem como os diversos utensílios utilizados.




As Educadoras de Infância