quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Dia Mundial da Sida

A SIDA já causou 25 milhões de vítimas em todo o mundo e há 33,2 milhões de pessoas infectadas com o vírus do HIV.

A SIDA é uma das epidemias mais graves do planeta e estes dados alarmantes reforçam a necessidade de lutar contra este flagelo.

No dia 1 de Dezembro comemora-se o dia mundial da SIDA, e segundo a OMS “Luta contra a Sida depende do fim da discriminação”. Markos Kyprianou, comissário responsável pela Saúde da Comissão Europeia, convidou os ministros da Saúde europeus para se juntarem num esforço de divulgação de mensagens de prevenção comuns e reforçar a sensibilização e a informação aos jovens europeus, sobre o HIV.
O comissário Kyprianou convenceu vários ministros a visitar escolas, tal como ele próprio fez numa escola secundária de Chipre, onde irá apresentar um novo spot televisivo a promover a utilização do preservativo e as relações sexuais sem riscos, insistindo na necessidade de melhorar a sensibilização dos jovens para a problemática da SIDA.

É preciso relembrar a todos que as pessoas infectadas com este vírus são pessoas, são doentes, são cidadãos que precisam da nossa ajuda e não da nossa repulsa e desprezo. Se fizermos da SIDA um tabu, ela nunca poderá ser extinta. Sensibilizar e informar são as prioridades da OMS.

Também algumas celebridades norte-americanas como Lady Gaga, Justin Bieber, Usher e Serena Williams estão a tentar sensibilizar massas para este problema. Associados à campanha “Digital Life Sacrifice”, os artistas apagaram as suas contas no facebook, twitter e todas as outras redes sociais. O objectivo é arrecadar 1 milhão de dólares para a organização “Keep a Child Alive”, em prol do apoio às crianças vítimas de SIDA.

Neste feriado, não te esqueças que não estás somente a viver a comemoração restauração da independência portuguesa, estás a viver também o Dia Mundial da SIDA. Ajuda!

Cláudia Barroso

Sem comentários:

Enviar um comentário