Como escola integrada na rede Rede Nacional de Bibliotecas Escolares (RBE) e no Plano Nacional de Leitura (PNL), o nosso agrupamento associou-se, desde o início, ao esforço efetuado no âmbito destes dois instrumentos institucionais em prol da leitura, da divulgação do livro e da disponibilização de meios diversificados de acesso à informação por parte dos cidadãos.
No trabalho direto que tem sido feito com os alunos neste domínio interessa destacar o PNL, que tem merecido uma especial atenção dentro do agrupamento, em particular por parte da BE. Para além das iniciativas nacionais a que, no âmbito do PNL, o agrupamento tem aderido através da BE, nomeadamente o Concurso Nacional de Leitura, o Projeto Ler + para Vencer e o Concurso “Faça lá um poema”, entre outros, é de sublinhar o esforço que tem sido feito no campo da leitura orientada e autónoma, dentro e fora da sala de aula. Este trabalho ganhou novo fôlego no ano letivo anterior, com a institucionalização, a nível de escola, de 45 minutos semanais destinados à leitura de títulos do PNL (inicialmente nas NAC, atualmente sobretudo na disciplina de Língua Portuguesa), mas só é possível graças à existência de uma coleção já significativa de obras referidas no PNL em conjuntos de pelo menos 10 exemplares, permitindo atividades diversificadas com as obras na sala de aula, com os alunos todos a aceder ao livro. Este fundo foi já reforçado este ano com novos conjuntos destinados ao 3.º CEB e ao Ensino Secundário, que assim emparceiram com o 2.º CEB na variedade e na quantidade de títulos disponíveis.
Chegou neste final de período o anúncio de uma segunda tranche de reforço do PNL, que se destinará desta vez à compra de novas obras para a Educação Pré-Escolar e o 1.º CEB, o que permitirá uma melhoria de qualidade do fundo da BE do 1.º CEB e dos baús itinerantes das escolas e jardins da periferia. Há, portanto, muito que ler. Assim haja vontade e iniciativa de o fazer.
RM
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