segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Conhecer a Europa

Na semana de 5 a 9 de dezembro o projeto Comenius deu mais uma vez a oportunidade a alunos inscritos no projeto de conhecerem e vivenciarem novas experiências em países europeus. Na cidade de Essen, Alemanha, conhecemos a escola onde contactámos com professores e alunos dos diversos países participantes (Roménia, Bulgária, Lituânia, Alemanha, Turquia, Grécia). Participámos em diversas atividades, visitámos museus, a tradicional feira de Natal e estivemos numa panificadora onde metemos a mão na massa para fazermos o tradicional pão e bolo alemães que, deixem que vos diga, estavam deliciosos.
Alunas Inês  Barata e Melissa Filipe


Além de termos tido a oportunidade de adquirir novos conhecimentos sobre os países envolvidos, e conhecermos a realidade do quotidiano de uma cidade essencialmente industrial e de muita imigração, em que o lema parece ser o trabalho, desenvolvemos a língua inglesa já que era a que servia de meio de comunicação entre todos.
Conhecemos ainda a cidade de Amesterdão, na Holanda que parecia não dormir e onde tudo tinha vida e cor. Uma realidade bem diferente da cidade de Essen e, onde contactamos com jovens de outros países que viviam um espírito de aventura, descoberta e conhecimento que parecia caracterizar as pessoas das mais diferentes nacionalidades que connosco se cruzavam na descoberta desta bonita cidade.
Foi uma experiência enriquecedora que nos ajuda a valorizar o que quão hospitaleiros nós somos e o país lindo que temos, mas com espírito aberto a outras realidades.
Professor Carlos Vieira

Sem comentários:

Enviar um comentário