A relação entre tecnologia e investigação tem vindo a tornar-se cada vez mais estreita. A utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no trabalho com alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) acarreta muitas vantagens no seu processo de ensino-aprendizagem. As TIC sob a forma de produtos de apoio (ver fotos) desempenham um papel fundamental no apoio especializado aos alunos com multideficiência que frequentam a nossa UAEM. Para além de constituírem uma importante oportunidade para comunicar e interagir com o meio, são uma fonte de motivação, contribuindo para o desenvolvimento de competências em diversas áreas.
A promoção da investigação e da inovação na área das TIC, bem como a sensibilização da comunidade educativa e da sociedade em geral sobre as suas mais-valias na educação dos alunos com NEE e particularmente dos alunos com multideficiência é de extrema importância. Neste campo, o intercâmbio da informação e a partilha de experiências também são essenciais. É neste último ponto, da troca de experiências, que se espera que este pequeno artigo possa de alguma forma vir a contribuir para o aumento de estudos nesta área (mais concretamente na área da utilização das TIC com alunos com multideficiência).
Terapeuta da Fala
Joana Pinheiro
Sem comentários:
Enviar um comentário