quarta-feira, 17 de outubro de 2012

17 de outubro – Dia Mundial Contra a Pobreza e Exclusão Social


"A miséria é obra dos homens. Só os homens a podem destruir."

Estas são palavras de Joseph Wresinski, um padre que dedicou a sua vida a combater a pobreza e que afirmava, com veemência, "Onde os homens estão condenados a viver na miséria, aí os Direitos Humanos são violados. Unir-se para os fazer respeitar é um dever sagrado."
 
No dia 17 de outubro de 1987, Joseph Wresinski lançou um apelo e mais de cem mil pessoas compareceram no Adro das Liberdades e dos Direitos do Homem, no Trocadéro, em Paris para prestar homenagem às vítimas da fome, da violência e da ignorância, para afirmarem a sua recusa da miséria, apelando à humanidade para se unir e fazer respeitar os Direitos Humanos. Este acontecimento deu origem à celebração do dia 17 de outubro como Jornada Mundial para a Erradicação da Pobreza. Em 1992, Javier Perez de Cuellar, Secretário Geral das Nações Unidas, em nome de um grupo de personalidades internacionais, reunidas num comité, apelou para o reconhecimento desse dia, dando-lhe uma dimensão universal.
 
A pobreza e a exclusão social constituem um flagelo das sociedades dos nossos dias e não há dúvidas de que o empobrecimento das famílias em Portugal é uma realidade. Por conseguinte torna-se imprescindível fazer com que os cidadãos tenham consciência de que é necessário acabar com a pobreza, sendo imperioso conciliar o desenvolvimento económico com a justiça social.
 

 Profª Guida Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário