quarta-feira, 31 de outubro de 2012

29 de outubro – Dia Mundial da Psoríase



No dia 29 de outubro assinalou-se o Dia Mundial da Psoríase, uma doença crónica da pele que afeta 250 mil portugueses e mais de 125 milhões de pessoas em todo o mundo. Este dia foi celebrado mundialmente, pela primeira vez, em 2004, tendo sido instituído para mostrar à sociedade uma “doença escondida”. Este ano o tema escolhido para assinalar o Dia Mundial da Psoríase foi “Psoríase, um desafio de saúde global” que pretende, simultaneamente, sensibilizar a população para o facto de não ser uma doença contagiosa e não ter cura.

A psoríase é uma doença autoimune, crónica que se manifesta na pele, não contagiosa e que pode surgir em qualquer idade. O seu aspeto, extensão, evolução e gravidade são variáveis, caracterizando-se pelo aparecimento de lesões vermelhas, espessas e descamativas, que afetam sobretudo os cotovelos, joelhos, região lombar, couro cabeludo e unhas. No tocante à sua origem, esta continua por esclarecer. É de salientar que cerca de 10 por cento dos doentes acabam por desenvolver artrite psoriática, traduzindo-se por dor e deformidade, por vezes bastante debilitante, das pequenas ou grandes articulações. Em Portugal, esta doença afeta mais de 250 mil pessoas e cerca de 125 milhões em todo o mundo.

A PSOPortugalAssociação Portuguesa da Psoríase, entidade com sete anos de existência, constituída em 2005, tem vindo a defender, apoiar e dar voz aos doentes de psoríase, pretendendo alertar e sensibilizar a sociedade para a discriminação social e profissional de que são alvo os cerca de 250 mil portugueses que sofrem de psoríase. É uma entidade sem fins lucrativos, com intervenção a nível nacional. Atualmente é sócia da Federação Internacional das Associações de Psoríase (IFPA) e da Federação Europeia das Associações de Psoríase (Europso).

Professora Guida Lopes

 

Sem comentários:

Enviar um comentário