segunda-feira, 1 de outubro de 2012

“Porque a Música penetra mais fundo na alma humana” - Platão


Dia Internacional da Música: 1 de outubro

O Dia Internacional da Música comemora-se anualmente a 1 de outubro. A data foi instituída em 1975 pelo International Music Council, uma instituição fundada em 1949 pela UNESCO que agrega vários organismos e individualidades do mundo da música. 

O objetivo da celebração do Dia Internacional da Música é promover a arte musical em todas as suas vertentes, em todos os setores da sociedade e a aplicação dos ideais da UNESCO como a paz e a amizade entre os povos, a evolução das culturas e a partilha de experiências. 

O Dia Internacional da Música foi proposto e celebrado pela primeira vez em 1975, pelo grande músico e violinista Yehudi Menuhin, na altura Presidente do Conselho Internacional da Música. A sua pretensão era promover os valores da paz e da amizade através da música, bem como a luta contra a poluição do ambiente sonoro. Acima de tudo, o Dia Internacional da Música deverá oferecer um ou dois momentos de silêncio absoluto aos povos do mundo, silêncio durante o qual se deverá escutar, se deverá pensar e refletir. A música deverá ser a antítese de barulho e, no entanto, ela é usada para encobrir e afundar ruídos menos aceitáveis, como em fábricas, restaurantes e centros comerciais. Queria que, a uma dada altura, em todo o mundo, houvesse um ou dois minutos de silêncio tão essencial à música ” Yehudi Menuhin

É de salientar ainda que, nesta data, são levadas a cabo diversas iniciativas, a nível mundial, que visam divulgar, fomentar e homenagear esta arte tão nobre... a Música.


Professora Guida Lopes



Sem comentários:

Enviar um comentário