segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Ontem foi o Dia Nacional dos Castelos


O Dia Nacional dos Castelos comemora-se no dia 7 de outubro. Este dia foi instituído em 1984 e foi estabelecido que seria o primeiro sábado de Outubro de cada ano o dia de comemoração, com o objetivo de promover atividades relacionadas com castelos, fortes e outros tipos de fortificações, em todo o país. Em 2003 foi determinado que o dia seria comemorado sempre no dia 7 de outubro.

Porque os castelos são uma parte muito importante da história e porque nos dão a conhecer como se vivia o dia a dia de outros tempos, no Dia Nacional dos Castelos têm sido realizadas, ao longo dos anos, atividades pedagógicas e lúdicas em vários castelos em Portugal.

Curiosidades
Castelo da cidade de Castelo Branco

Foi comemorado em localidades próximas em, 1999, Belmonte e em, 2005, Idanha a Nova.
Dias 10 a 13 de Outubro… 

No âmbito do Programa Estratégico Rede de Mosteiros Portugueses Património da Humanidade realiza-se no Convento de Cristo, em Tomar, o Encontro Internacional Castelos das Ordens Militares. Os temas abordados serão: Fortificações da Ordem Teutónica, das Ordens Militares Ibéricas, da Ordem do Templo e de S. João de Jerusalém e da Ordem do Hospital. Será ainda tratado o tema Fortificações, processos de territorialização e de militarização.


Professora Sandra Adrião

Sem comentários:

Enviar um comentário