Ministério da Educação (2009). In: Educação inclusiva da retórica à prática - Resultados do Plano de Acção 2005-2009.
A história "Não faz mal ser diferente" de Todd Parr foi o ponto de partida para uma reflexão sobre as diferenças na manhã de sexta feira, dia 14 de setembro, na turma do 1º A. O debate decorreu de forma lúdica e entusiástica, não só na forma como os alunos se redescobriram, tomando consciência de algumas das suas particularidades, bem como na descoberta das diferenças entre pares. Esta foi também a oportunidade de apresentar ao grupo um colega com necessidades educativas especiais, que falou das suas características e da necessidade em ser ajudado em algumas atividades ao que o grupo se comprometeu a fazê-lo. E, porque a escola inclusiva não diz respeito apenas a alunos com NEE, foi também oportuno a apresentação de uma aluna proveniente da Ucrânia. Aos olhos das crianças, as diferenças não constituíram pontos de divergência, pelo contrário. O que tinham em comum era tanto, que as ditas “diferenças” foram encaradas com toda a naturalidade. Afinal e, tal como o autor do livro remata: “somos todos diferentes e por isso somos especiais!"
Professoras Conceição Alves e Fátima André
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