quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Dia Mundial da Poupança - 31 de outubro


O Dia Mundial da Poupança, foi criado para chamar a atenção dos consumidores para a necessidade de disciplinar gastos e de amealhar algum dinheiro, de forma a evitar situações de sobre-endividamento. A ideia de uma data especial para a poupança surgiu em outubro de 1924, durante o primeiro Congresso Internacional de Economia, em Milão. Esta data tem, nos dias de hoje, uma enorme relevância devido à crise financeira que se atravessa a nível mundial. Hoje mais do que nunca importa gerir o presente para cautelar o futuro…

A poupança tem um papel fundamental na sociedade. Atualmente, quando se fala de poupança, fala-se não só de dinheiro e sustentabilidade como também de recursos naturais.

O alerta para a utilização regrada dos recursos à nossa disposição e a proteção do planeta são assuntos também focados no Dia Mundial da Poupança. Este é um dia para repensar a maneira de estar no mundo… É ainda motivo para refletir na dificuldade que muitas famílias têm em economizar algum dinheiro. É importante alertar as famílias, não só portuguesas, mas em todo o mundo para:

ü  Organizarem os seus orçamentos;
ü  Reduzirem ao máximo os seus gastos;
ü  Aumentarem as suas poupanças;
ü  Gerir da melhor maneira, créditos e seguros;
ü  Conhecerem os impostos;
ü  Evitar o sobre-endividamento.






Algumas dicas preciosas para poupar… 
 
1.    Uma torneira que pinga uma gota por segundo gasta 15l por dia. Se tiver jardim, recolha a água da chuva e armazene em balde.
 
2.    Habitue-se a desligar as luzes quando não são necessárias e substitua as lâmpadas tradicionais por economizadoras, pode poupar centenas de watts por dia.
3.    Mantenha o frigorífico fechado. É um dos maiores gastadores de eletricidade dentro de casa. Use as máquinas de lavar roupa ou loiça no máximo da carga e em programas económicos.
4.    Cozinhe com as tampas das panelas colocadas, (poupa cerca de 1/4 da energia); baixe o lume quando os cozinhados começarem a ferver (até ficam mais saborosos).
5.    Feche a torneira, enquanto lava os dentes ou faz a barba, consumirá menos 50% de água.
6.    Quando limpar as zonas exteriores da casa, evite a mangueira, utilize uma vassoura. Lave o carro com baldes de água em vez de usar a mangueira.
7.    Desligue todos os aparelhos que não estão a ser utilizados no momento.
8.    Nunca entre com fome numa loja. Antes de ir às compras, estabeleça um orçamento, faça uma lista e o ideal é deixar as crianças em casa.
9.    Para poder comparar preços e produtos vá às compras com tempo e diga sim às marcas brancas. Utilize as promoções com inteligência. Se não precisa, não compre!
10. Registe todas as despesas. Descubra se está a gastar dinheiro desnecessariamente, e como pode poupar!
11. Tome o pequeno-almoço em casa.
12. Deixe o cartão de crédito em casa. Quando se veem as notas a passar à frente o ímpeto em gastar poderá diminuir.
13. Conduza de forma suave e reduza o gasto de combustível.
14. Evite passear em centros comerciais, acabará sempre por comprar qualquer coisa.
15. Reduza as despesas mensais fixas: compare preços de vários operadores. Será que precisa de tantos canais de televisão? É mesmo necessário telefone fixo e dois telemóveis?
No poupar é que está o ganho…
Professora Guida Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário