quinta-feira, 11 de outubro de 2012

“É tudo improviso”





Improvisar … é divertido! Que o confirmem os professores e alunos que estiveram presentes no passado dia 26 de setembro no workshop “É tudo improviso” organizado pelas docentes responsáveis pelo projeto de teatro e dinamizado por Luís Nogueira, ex-aluno da nossa escola, recém-chegado de Londres onde se especializou nesta vertente do teatro. Ao primeiro contacto que o tomou de improviso, o Luís aceitou de imediato o convite e foi com agrado e alguma saudade que regressou à escola, desta vez, para partilhar o seu saber!

O teatro do improviso começa a dar os primeiros passos em Portugal no entanto, a grande precursora desta arte de representar foi Viola Spolin (1906-1994) que  sistematizou os jogos teatrais (Theater Games), uma metodologia de atuação e conhecimento da prática teatral que está presente em todos os fundamentos da atual comédia norte americana, inclusive no “Stand-up comedy”.

Em 1946 fundou a escola a Young Actors Company (Companhia dos Jovens Atores) em Hollywood. Publica o seu primeiro livro em 1963 Improvisation for the Theater que foi traduzido para português (Brasil) apenas em 1978 constituído, na primeira edição por duzentos e vinte jogos e exercícios teatrais, instituindo com ele uma referência clássica para professores de interpretação e educadores.

Professoras Fátima André e Gorete Melo

Falando ainda de teatro: Se gostas da arte de representar, aparece e faz parte do nosso grupo de teatro na Escola José Sanches, todas as segundas feiras pelas 16:15h e terças feiras pelas 17:00h no anfiteatro.

Sem comentários:

Enviar um comentário