quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Ontem comemorou-se o dia internacional do Cancro da Mama


O cancro da mama é o tipo de cancro mais comum entre as mulheres. É a segunda causa de morte por cancro, na mulher, e é uma doença muito frequente na nossa sociedade. Ainda que esta doença esteja muito associada às mulheres, também os homens podem ter cancro da mama. Os homens são portadores de 1% do total de cancros da mama, em Portugal. Todos os anos são detetados cerca de 4500 novos casos de cancro da mama, ou seja, 11 novos casos por dia, morrendo por dia 4 mulheres com esta doença, em Portugal.

Há alguns fatores de risco para o cancro da mama, que estão associados aos estilos de vida e a características reprodutivas. Estes fatores de risco levam a um maior cuidado, pois devemos fazer um controlo rigoroso e periódico por mamografia e/ou ecografia, recorrendo ao aconselhamento pelo Médico, sobretudo a partir dos 40-45 anos. O exame mamográfico deve ser repetido de dois em dois anos, de forma a garantir uma prevenção eficaz. O Rastreio de Cancro da Mama serve para auxiliar na prevenção do cancro da mama. Foi iniciado na Região Centro do País e tem permitido o diagnóstico de muitos cancros em fase inicial que podem ser curados ou controlados.

Onde podemos fazer o Rastreio de Cancro da Mama, perto do nosso Agrupamento? Em Castelo Branco, até janeiro de 2013. Está uma unidade móvel de mamografia do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro junto ao Centro de Saúde de Castelo Branco, em São Tiago. O serviço de exame mamográfico digital é grátis.

Para saber mais sobre o cancro da mama, clique no link abaixo.
http://www.ligacontracancro.pt/gca/index.php?id=14

Professora Sandra Adrião

Sem comentários:

Enviar um comentário